Páginas

As vantagens e desvantagens de morar em Florianópolis

19 de mai. de 2014

Eu moro em Florianópolis vai fazer 9 anos. Não nasci aqui, mas evoluí e me formei mulher aqui. Foi nessa cidade que eu descobri quem eu sou e desenvolvi meu caráter, por isso, tenho um carinho enorme por essa cidade. É e sempre vai ser a minha primeira casa, apesar de amar muito Minas Gerais. Estava conversando com um amigo e ele começou a fazer uma lista de coisas que gosta e não gosta na cidade dele. Fiquei pensando e pensando e resolvi trazer pra vocês 5 vantagens e 5 desvantagens daqui de Floripa, até porque tem muita gente que acha que aqui é o paraíso perfeito.



Vantagens

1) Praias
Não poderia ficar de fora né? Florianópolis, para os que não sabem, é uma cidade-ilha, possuindo pouco menos de 3% de sua região localizada no continente. Logo, possui muitas, mas muitas praias. Foram catalogadas mais de 100 praias na ilha de Florianópolis e uma mais linda que a outra. Muitas dessas são impróprias para o banho, mas o visual compensa. Pra mim não há estação pra ir a praia. Seja verão ou inverno, ir pra beira da praia e ouvir o barulho do mar é sensacional. Para os fãs de bronzeamento, Floripa é a cidade perfeita, principalmente no verão quando a população quadruplica por ser o destino de muitos turistas. Para os que curtem esportes aquáticos, Floripa também é perfeita, desde o surf até mergulho, nossas praias proporcionam a adrenalina na medida certa.

2) Baladas
Floripa é diversificada no quesito balada. E não digo apenas em casas noturnas, mas também barzinhos e outros programas mais lights. Na Lagoa da Conceição temos inúmeros bares e casas com músicas ao vivo para os que gostam de um sábado mais tranquilo, tomando cerveja com amigos e comendo camarão. Aos que gostam de curtição, Floripa oferece as melhores casas noturnas. Se quer curtir um arrocha, vai pra Fields, se gosta de shows nacionais/internacionais, vá ao Devassa, se gosta de eletrônico, vá a Pacha/Terraza ou então P12. São várias, e muitas delas são ecléticas. Por exemplo, nas quintas, é dia de funk, nos sábados é a vez de hip-hop. Isso que eu gosto sabe? Se hoje tô afim de me acabar ao som de Drake e Lil Wayne eu tenho pra onde ir, e se eu me cansar e resolver partir pra um Jorge e Mateus, eu também tenho pra onde ir. Uma outra vantagem de Floripa é a proximidade com outras cidades, como por exemplo Balneário Camboriu, onde temos a melhor casa noturna eletrônica do país, a Green Valley.

3) Clima
Quando é verão, é Floripa 40ºC sem piedade, sem uma nuvem no céu. Quando é inverno, é grau negativo, é vento congelante. Quando é outono, é céu azul durante o dia, ventinho gelado gostoso e noites chuvosas. Quando é primavera, é chuva sempre que tem oportunidade, com aberturas pra um sol quentinho no fim de tarde. Em Floripa você consegue viver, em um ano, na Sibéria e no Caribe, em Londres e na Grécia. É tudo bem definido. É difícil ser pego desprevenido.

4) Qualidade de vida
Florianópolis é uma cidade que não para de crescer. O Índice de Desenvolvimento Humano da cidade é a maior do Brasil. Muitos podem pensar que isso afeta negativamente a qualidade da cidade, e afeta sim, mas parece que Floripa possui alguns escudos. A educação em Florianópolis é de admirável reconhecimento. Possuímos universidades com reconhecimento em mérito no MEC. A educação fundamental também não passa batido. A violência está presente em qualquer capital, mas Florianópolis se destaca por ter um dos menores índices de homicídios do Brasil. Sem contar nas oportunidades de emprego. Floripa também possui um dos menos índices de desemprego do país. Quer viver bem, quer viver tranquilo, quer viver com qualidade? Vem pra Floripa.

5) Pessoas
Os manezinhos são demais! 'Manezinho' é o termo usado para os nativos da ilha de Florianópolis. É um povo hospedeiro e caloroso, fazendo você se sentir bem-vindo sempre e na medida do possível. É uma cidade animada, com pessoas animadas. Não vou dizer que é fácil fazer amigos aqui porque cada um é cada um, mas os florianopolitanos favorecem muito o estabelecimento de laços.


Desvantagens

1) Trânsito
A pior desvantagem de Florianópolis de looooonge!! Como eu disse ali em cima, Floripa tem crescido muito ultimamente e esse crescimento parece não ser programado e organizado. Pra piorar ainda, sendo uma ilha, a cidade não tem mais pra onde crescer e possui apenas UMA entrada e UMA saída, sendo que a maioria dos trabalhadores e estudantes moram na parte continental. Imagina essas pontes no horário de pico, lá pelas 7 da manhã. Ou então as 6 da noite, quando todo mundo só quer chegar em casa. É um caos. As filas e o congestionamento são alarmantes e estressantes. Sem contar no verão, quando a população quadruplica. Pra chegar as praias é preciso sair BEM cedo de casa ou então está fadado a ficar umas boas duas, três horas parados no trânsito. Como disse no twitter, tô achando que vai ser necessário realizar rodízio de placas, como é feito em São Paulo, pelo menos na época de alta temporada porque é insuportável!

2) Péssimo transporte público
Funciona? Funciona. Supre as necessidades? Supre. Mas funciona bem? Nem um pouco. O transporte público em Florianópolis é lamentável. Além de possuir uma das passagens mais caras do Brasil (2,90) o trajeto e dimensionamento de frota são insuficientes. Os estudantes pagam meia, os idosos são isentos, mas a estrutura física não está em nível de uma tarifa tão cara dessas. Sem contar que pra chegar em alguns lugares da ilha é necessário usar 3 ônibus diferentes. O que eu acho absurdo. Os horários também não são os mais legais. Final de semana mesmo já cheguei a ficar mais de 1 hora em ponto de ônibus esperando uma alma viva. Tudo bem que possui sistema integrado, mas este não funciona tão bem. De acordo com o regimento, eu poderia pegar quantos ônibus necessários pagando apenas uma tarifa no meu cartão eletrônico no prazo de 2 horas. Isso não acontece. Sem contar as greves que acontecem todo santo ano, atrapalhando a vida de funcionários e estudantes. Floripa pode crescer, deve crescer, mas organizadamente. E eu só estou falando do transporte interbairros, os intermunicipais nem comento.

3) Alto custo de vida
Floripa é linda, Floripa tem praia, Floripa tem qualidade, Floripa tem seu preço. E não é barato. Eu já morei em várias cidades de diferentes regiões desse nosso Brasil, e posso dizer, com toda a certeza, que Florianópolis é a cidade mais cara que já morei. Imóveis. Vou começar do início. Comprar/Alugar um imóvel aqui é dor de cabeça. Quanto mais próximo do centro e de onde ‘tudo acontece’, mais caro vai pagar. E se acha algo que caiba no seu bolso, a qualidade não é boa. Só nos resta morar longe do pólo de Floripa. Já disse aí em cima sobre o preço do transporte público. Roupas/Sapatos são caríssimos e devo dizer que aqui em Floripa há uma superestimação por marcas. Se você usa roupas de marca você é legal, se não, bom, você é só mais um. Carros. Os carros são absurdamente mais caros que em outras cidades do Brasil e ter carro em Florianópolis é um bem NECESSÁRIO, nem que tenha de vender seu rim. Pra que dois, não é mesmo? As baladas. São caríssimas! Principalmente para os homens, coitados. A consumação dentro delas então, nem se fala! Floripa é uma cidade de ricos feita por ricos. Infelizmente é verdade.

4) Contatos
Se você não tem os contatos certos em Florianópolis, você não chega muito longe. Aqui as pessoas te definem muito pelo o que você veste, pelo o que você aparenta e com quem você se relaciona. Parece fútil, mas só estou dizendo a verdade. E digo mais, ter o contato certo pode facilitar muito a sua vida. Seja o ingresso na faculdade, seja um emprego, seja a entrada free em balada. Em qualquer âmbito da vida pessoal e profissional em Florianópolis sempre há um pulo do gato, basta você conhecer o gato certo. Mas Renas, isso não é ser aproveitador? Uma coisa que aprendi desde que vim morar aqui é que se você não for esperto, meu caro, os outros te pisoteiam.

5) Cidade ‘pequena’
Tem uma frase que toda e qualquer pessoa que mora em Floripa conhece: “Há três pessoas em Florianópolis: eu, você e algum conhecido em comum.”. Isso resume Florianópolis. Sem brincadeira. É uma ervILHA. Você sai pra algum lugar, conhece uma pessoa e descobre que ela conhece todo seu círculo social e se deixar, até o seu papagaio sem que você soubesse. Aquele cara que você trocou telefone ontem é o ex da amiga da sua amiga, aquele que ela sempre falou mal. Você está dando uma volta pela cidade e do nada flagra a namorada do seu amigo com outro em um bar. Você dançou com um cara na balada ontem e hoje chega aos seus ouvidos que você estava com 5 homens aos seus pés. Essa é Florianópolis, uma verdadeira rede de fofocas e intrigas e mentiras. Aqui todo mundo conhece todo mundo e ninguém sabe.


E aí? Vocês já vieram pra cá? Moram aqui? São daqui? Concordam ou discordam comigo? Diz aí!

67 comentários:

  1. SOBRE AS FOFOCAS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO VAI EXISTIR COMENTÁRIOS MALDOSOS,O QUE DEPENDE MUITO DE NOSSA PERCEPÇÃO PARA PERCEBER ISSO E TANBEM DO TAMANHO DA CIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade infelizmente já náo vejo Florianópolis como uma maravilha, pois para negócios é complicada apesar dos imóveis terem um preço razoável para o Brasil acredito que um melhor padráo de vida se consiga nos Estados Unidos em Mia ou Orlando ou na Europa, depende da idade, se for para aposentados melhor Europa, se for para pessoas ligadas á área de saúde ou negócios USA. mesmo porque tudo o que se tenta fazer em Florianópolis é complicado pela falta de estrutura começando do esgoto jogado em TODAS as praias, tenho um apartamento na Agronomica a maioria chama de Beira Mar Norte e estivemos em Jurere na casa de uns amigos fomos até a praia e peguei micose pois o esgoto esta na areia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!PENSEM TAMPA É MUITO MAIS BARATA E MELHOR!Paula, a menos que queiram comprar apto na Palhoça ou Ingleses aí entáo acho uma opção pelo custo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Parabéns pela publicação!!! É bom saber a tua opinião. Pessoalmente, amo o Sul do Brasil e, no caso específico, Floripa e a Bela e Santa Catarina. Com relação ao seu "comportamento interiorano" é, particularmente, o que mais me agrada. Talvez pela idade e também, e muito, porque sou seletivo e nunca procuro me dar bem com todo mundo. Sei que isto varia de pessoa para pessoa e não é regra geral. Um grande abraço e, volto a repetir, obrigado pelos teus excelente comentários!

      Excluir
    4. Aqui aonde eu moro e a mesma coisa em relação das fofocas kkk
      Mais eu achei muito engraçado na parte que ela falou que lá o transporte público e péssimo, e que a passagem e cara kkkk
      Eu moro no mato grosso, em uma cidade que tem 200 mil habitantes, e aqui nos pagamos 3,75
      E aqui é pequeno
      Mas pra chegar em outro lado da cidade precisa pegar dois ônibus, fora que demora 1hora e meia pro ônibus chegar

      Excluir
    5. nao e verdade, no RJ, nao existe fogoca, adivinha porque?

      Excluir
  2. SOBRE CUSTO DE VIDA,TODO LUGAR TEM O QUE É CARO E OQUE É BARATO,LUGAR,ESPAÇO,TEMPO,STATUS,MORO EM UMA CIDADE PEQUENA ONDE OS ALUGUEIS SÃO ABSURDOS DE CARO ATE MESMO MAIS CARO QUE FLORIANÓPOLIS.

    O PROBLEMA DE FLORIANOPOLIS É QUE A ILHA SERIA PERFEITA SE FOSSE METADE DO TAMANHO,SEM CASA SOMENTE PRÉDIOS PARA TER RUAS LARGAS E DE 4 VIAS NAS PRINCIPAIS,O CENTRO FOSSE AO LADO DA PRAIA SEM PESSOAS PORCAS,PESSOAS QUE NÃO SUJAM AS ÁGUAS,E QUE O ESGOTO FOSSE RECICLADO EM TERRA FIRME E NÃO JOGADO NO MAR NA FRENTE DO CARTÃO POSTAL DA CIDADE COMO A PREFEITURA FAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Poxa pensei que lá era diferente; quer dizer que as águas das praias são sujas?
      Ou é só uma praia que é assim?

      Excluir
  3. Acho que o problema da fofoca e coisa cultural nossa no Brasil como um todo e nao so em Floripa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao e, desculpe, no Rj nao existe fofoca, adivinha porque?

      Excluir
  4. Todas cidades do mundo é uma BABILÔNIA, salve-se quem puder. Um dia ela vai cair sua vergonha vai ser estampada. (quem lê entenda)

    ResponderExcluir
  5. Acabou meu encanto pela cidade e os planos de morar nessa ilha, geralmente os sites ligados ao turismo só falam bem. Mas valeu pelas informações verdadeiras de quem é morador local. Vou pesquisar outras cidades, quem sabe em MG.

    Obrigado.

    Paulo Roberto



    ResponderExcluir
  6. Ola Renata Tudo bem? Sou Luiz Paulo, moro no RS, curso Enfermagem, o que me diz dos campos de trabalho ai Floripa? sendo que já conheço bem a cidade e tenho tia que trabalha em Florianópolis no HU, queria ouvir de outra pesoa pois quero ir pra ai trabalhar depois que me formar.
    Att. Luiz Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Parece que lí sobre Porto alegre, tirando a praia e o clima de verão e alguns pontos da qualidade de vida. Hehehe mas os pontos negativos, são todos iguais. Acho que isso vamos encontrar em qualquer lugar, contínuo com a mesma vontade de morar em floripa, espero q em 2016 dê certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, estava eu pesquisando sobre Floripa e vi seu comentário, vc já foi? O que esta achando da capital? Estou interessada em ir, no quesito emprego sabe como esta a situação?

      Excluir
    2. Carolina, estava eu pesquisando sobre Floripa e vi seu comentário, vc já foi? O que esta achando da capital? Estou interessada em ir, no quesito emprego sabe como esta a situação?

      Excluir
    3. Carolina, estava eu pesquisando sobre Floripa e vi seu comentário, vc já foi? O que esta achando da capital? Estou interessada em ir, no quesito emprego sabe como esta a situação?

      Excluir
  8. Parece que lí sobre Porto alegre, tirando a praia e o clima de verão e alguns pontos da qualidade de vida. Hehehe mas os pontos negativos, são todos iguais. Acho que isso vamos encontrar em qualquer lugar, contínuo com a mesma vontade de morar em floripa, espero q em 2016 dê certo.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, parece muito com minha cidade, Maceió. Mas floripa é menor. Falsidade aqui ja se ve de monte e todo mundo tbm se conhece, imagino como é em floripa, isso tem suas vantagens e suas desvantagens. Prazer em conhecela mesmo que virtualmente. abraço

    ResponderExcluir
  10. Realmente, parece muito com minha cidade, Maceió. Mas floripa é menor. Falsidade aqui ja se ve de monte e todo mundo tbm se conhece, imagino como é em floripa, isso tem suas vantagens e suas desvantagens. Prazer em conhecela mesmo que virtualmente. abraço

    ResponderExcluir
  11. Essa parte que Floripa três pessoas, eu, você e alguém que a gente conhece!! Adorei!! É igual BH.. só que aqui não ervILHA, aqui pe Ovo de codorna! hahaha...

    Me inspirando e criando coragem p virar manézinha!

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Eu tb Deborah! O jeito é tentar os trâmites exaustivo de migrar para a Europa.

      Excluir
    2. Europa por experiência própria e de muitos que conheço eh pura ilusão! Tudo caríssimo. Falando de Londres, morei 6 meses. Alguel de um quarto na zona 2 (866 libras por mês!!!!) Equivalente a cerca de 3.000 reais por um QUARTO!!! Pra compartilhar a casa com mais seis pessoas! Transporte público não e essa maravilha, os trens sempre lotados em horarho de pico, o ar condicionado... nunca tem e pra ajudar, no verão, as pessoas fedem muito.Trem lotado, calor e mal cheiro! Péssima combinação. Ah, e se gasta muito com transporte. Ter moto ou carro é luxo para poucos. Parar seu carro em frente a sua casa, imposto! TV aberta, imposto! A minha expectativa sobre Londres levou um balde de água gelada, pois foi muito pior que fosse! :(

      Excluir
  13. Oi Renata,
    Legal ler tua perspectiva quanto a ilha.

    Em matéria de custo de vida e valorização de status, acho que nenhum um lugar do Brasil supera SP, rs.

    Sou nascida e criada na capital de São Paulo e estava pesquisando um pouco mais da tua cidade. Você mencionou que o mercado de trabalho é bacana e tal... Mas, se possível, gostaria que me apontasse como é trabalhar na saúde, aí na ilha... Se trabalha em hospital público ou privado...

    ResponderExcluir
  14. Olá Renata,

    Sou portuguesa e estou a pensar ir estudar para UFSC. Tenho amigos na Praia do Rosa mas em Florianopolis não conheço ninguém. A minha ideia era estudar e ao mesmo tempo arranjar um part-time para me conseguir sustentar. Gosto de explorar e sou aventureira, no entanto gosto de ter o plano bem definido. Encontro facilmente part-time's por aí? quanto se ganha mais ou menos num part-time? Se tiveres mais conselhos que possas dar são sempre bem vindos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo migrar para Portugal Carina, me aconselharia a algo? Obrigada!

      Excluir
  15. Olá, só queria deixar minha opinião para os que pensam ou planejam trocar de estado.. Não venha para o Rio grande do sul. Se são daqui sabem o que quero dizer com isso..já pesquisei muito sobre Santa Catarina,e com certeza é um lugar bom para se viver e constituir família, seja em qual região de la.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá, só queria deixar minha opinião para os que pensam ou planejam trocar de estado.. Não venha para o Rio grande do sul. Se são daqui sabem o que quero dizer com isso..já pesquisei muito sobre Santa Catarina,e com certeza é um lugar bom para se viver e constituir família, seja em qual região de la.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi Renata!!...Estou buscando td sobre viver em Floripa, e acabei encontrando seu comentário...achei bem interessante, mas na verdade é como mtos ai ja disseram...os prós e contras pelo visto são iguais em qq lugar felizmente e infelizmente!!...estou morando na Argentina atualmente, e quer um lugar mais caro e mais dificil de se fazer amizades que aqui??...acho que nao tem!....infelizmente só damos valor qdo perdemos....sinceramente, ja morei em mtos estados do Brasil ( RJ,SP,RS e SC)e mesmo com tds os prós e contras, o povo brasileiro da de 10 a zero em qq lugar....Estou querendo voltar pro Brasil, por isso pensei em morar novamente em SC que gostei mto, morei bem no interior, mas agora pensei em ir pra Ilha ou cerca como Sao Jose ou Palhoça...Sou apaixonada por este estado, mas sinceramente queria saber quais sao os bairros aconselhaveis de se morar e quais sao os bairros que nao correm riscos de enchentes como ocorreu em alguns anos atrás...Gostaria da sua opinião ja que conhece bem ai ;)....Obg, Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me senti compreendida kkkkk moro na argentina tb... faco minhas as suas palavras!

      Excluir
    2. Querida Clara, Depois de 1 ano e 1 mês ao seu comentário gostaria de saber de vc obteve êxito em voltar para SC e como está sendo. Felicidades!

      Excluir
  18. tenho pretensão de morar ai, acabei de passar numa pos, mas, é sem bolsa, sem conhecer ninguem e ir com a cara e coragem, dar certo?

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela publicação!!! É bom saber a tua opinião. Pessoalmente, amo o Sul do Brasil e, no caso específico, Floripa e a Bela e Santa Catarina. Com relação ao seu "comportamento interiorano" é, particularmente, o que mais me agrada. Talvez pela idade e também, e muito, porque sou seletivo e nunca procuro me dar bem com todo mundo. Sei que isto varia de pessoa para pessoa e não é regra geral. Um grande abraço e, volto a repetir, obrigado pelos teus excelente comentários!

    ResponderExcluir
  20. Olá Renata! Parabéns pelo texto conciso e esclarecedor. Sou do Rio de Janeiro e tenho planos de me mudar pra Floripa. De forma alguma discordo de você. Todos que moram ou passearam em Floripa relatam o trânsito caótico dentro da ilha. Quanto ao custo de vida, não chega aos pés do Rio de Janeiro surreal. Um exemplo, hoje vi no site do supermercado Angelloni o preço do litro de leite R$ 1,75, enquanto aqui no Rio eu pago o dobro, se for leite comum, se for para dieta pode ter certeza que compra pelo quádruplo dovalor. Em relação às ppessoas se conhecerem por ser um local pequeno, é uma característica que aborreça mais os jovens. Para país e mães de família já não afeta mais o viver rsrs. Infelizmente, a chamada panelinha existe em.todo país. Para conseguir se inserir numa área de trabalho que não seja o serviço público é preciso um passaporte para entrar no grupo. Tenho amigos em todas as regiões do país e todos relatam essa dificuldade que se agrava com a crise econômica pela qual passamos. Problemas de infraestrutura, esse tb é recorrente em todo território brasileiro.
    Mas não vi você falar de problemas relacionados à truculência policial característica de 99% da polícia carioca. Você tem trânsito, mas não fica sitiada no meio do tiroteio ou impedida de fazer um trajeto por estar havendo guerra entre facções criminosas. Não vê gente morrendo na porta de hospital público por não ter funcionários/material /vontade.
    O fato é que Floripa não é um paraíso, mas não é o inferno do Rio de Janeiro. Obrigada por permitir que eu relate minhas observações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, obrigado por seu comentário, faz a gente ver o "copo meio cheio" ao invés de "quase vazio".

      Excluir
    2. Adriana, obrigado por seu comentário, faz a gente ver o "copo meio cheio" ao invés de "quase vazio".

      Excluir
    3. É exatamente isso. Só buscamos outro local, por medo de não voltar para casa diariamente, em razão da violência atordoante que vivemos

      Excluir
    4. Acho tão lindo o Rio de Janeiro e parece ser um sonho morar lá, por causa do clima, da bela paisagem. Daí venho na internet e todos falam da violência e do custo de vida. Moro em cidade do interior do Paraná, e meu sonho é morar em Floripa. Sonho esse que realizo em cinco anos!! Abços.

      Excluir
  21. Garanto que é melhor do que morar no rio de janeiro... quero fugir daqui!
    viajei em março e gostei demais.

    ResponderExcluir
  22. Manaus está se tornando um mini RJ tb, no quesito violência brutal. Quanto ao transporte público, nunca prestou, a cidade está cada vez mais cara também, infelizmente são problemas do Brasil. Mas também não trocaria o povo daqui, tirando esses que só querem falar mal dos outros ou observarem se você está com o carro e roupa da moda. Mais amor e mais conteúdo!!! Parabens pela pessoa que você conseguiu se tornar aí, mesmo com todas as adversidades da vida

    ResponderExcluir
  23. Existe algo urgente para se resolver em Floripa:TRANSPORTE.
    Solução:
    TÁXIS na Ilha/ TUK TUK como TAXIS/BALSAS em diferentes partes para o trajeto ilha-continente.

    ResponderExcluir
  24. Pensando em ir morar em Floripa....Mas vou continuar pesquisando
    Obrigada
    Maysa

    ResponderExcluir
  25. Moro em Recife/PE é o custo de vida aqui é surreal. A violência compete ao estado do RJ, como mãe estou a pesquisa mais por qualidade de vida, do que financeiramente estipulada por terceiros. Quem sabe Floripa?

    ResponderExcluir
  26. Moro a beira mar e pago de aluguel R$ 2.000,00
    Feijão Estava a custar quase R$ 18,00 Hoje custa R$ 8,50 Leite em pó R$ 29,00 Pesquisando muito e gastando gasolina pagamos R$ 25,00 Reais, ou seja! o negócio aqui é tenso!

    ResponderExcluir
  27. Sem menosprezar as praias de Floripa, aqui tbm temos esgotos a céu aberto correndo pelas praias.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem Renata,achei sua teoria sobre vivência em floripa muito bem especificada,mas analisando todos os aspectos de todos os comentários, e sou do RS,morei em floripa,e já estou voltando novamente morar aí,enfim..me posicionou que floripa ainda seria o lugar perfeito em consideração ao RS,e outros estados como já morei,floripa ainda é o melhor para oportunidades de empregos,custo de vida considerado a outros lugares,digamos até em interior do RS,é bem mais qualificados os valores das mercadorias em geral,senti o "back",em retornar daí para minha cidade natal,sofri as conseqüências nessa mudança e te digo minha amiga,Florianópolis é ainda um dos melhores lugares para se viver,apesar de alguns contratempos, mas é o lugar certo,e já estou indo novamente sem olhar para trás e com certeza sem voltar,queria apenas especificar a minha opinião.

    ResponderExcluir
  29. Moro em Maceió e estou pensando em morar em Floripa, aqui também temos esgoto jogados nas praias, muita sujeira nas ruas, e muita violência sem falar que o custo de vida também é muito alto. Estou pensando em ir para Floripa em busca de qualidade de vida, e novas oportunidades de emprego, confesso que fiquei um pouco decepcionada quando li os comentários, pois imagina que seria um bom lugar para se morar.

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Moro em Porto alegre/ RS, e estou pensando em mudar para Florianópolis, aqui no RS acredito está muito difícil, tudo pela hora da morte, acredito que em Florianópolis as oportunidades serão melhores.

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Moro em Porto alegre/ RS, e estou pensando em mudar para Florianópolis, aqui no RS está muito difícil, tudo pela hora da morte, acredito que em Florianópolis as oportunidades serão melhores. Todas s pessoas que conheço que foram pra ae estão muito bem financeiramente e muito felizes.

    ResponderExcluir
  32. Oi.
    Bem interessante sua resenha sobre Floripa. Eu moro em Santa Maria - RS, mas aqui é uma cidade provinciana. Cada um sabe da vida do outro. Por isso, pretendo mudar para Santa Catarina. Tenho formação em ADM e MKT. Já tentei diversas vezes enviar currículo através do e-mail, mas obtive zero respostas. Não, tenho filhos, não sou casado. Meus familiares vivem cada 1 em um canto do Brasil. Penso em colocar uma mochila nas costas e passar 1 semana aí, batendo de porta em porta, procurando emprego. Sempre fui muito planejado mas acho que preciso mudar e tentar dessa maneira mais "aventureira". Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
  33. De todos os estados que fui na minha vida, nunca fui em um lugar dê pessoas tão esnobes.
    No comércio vc é muito bem tratado. Mas fora isso ad pessoas te encaram com olhar de superioridade e prepotencia.
    A cidade é linda demais dá conta, mas não tenho coragem de trazer minha mãe ou minha filha aqui

    ResponderExcluir
  34. Gostari di viver en floripa...prossimo a Praia..no maximo 2kl...da Praia...alguem...sabe mi indicare alguns bairros...venho do Rio...e aqui è impossivel viver...

    ResponderExcluir
  35. Os hospitais...como sao...e escolas. ..gostaria de algumas informaçoes. ..obriduuu

    ResponderExcluir
  36. Moro em palmas pr, gostaria muito de morar em alguma cidade de SC pois na minha cidade com 50 mil habitantes, muito roubo e droga temos que viver como presos em Nossas casa ta um inferno de tanto roubo queria muito ir embora daqui.

    ResponderExcluir
  37. Ola Carolina, eu morei 4 anos em caxias do sul-rs e voces nao sabem o que é fofoca e inveja isso que dois diretores gaúchos ja haviam me alertado, pensem num povo invejoso e atrasado culturalmente acharam Caxias do Sul. Bom consegui fazer alguns 4 amigos de verdade isso que eu gerenciava um departamento importante expo e impo numa empresa gigante uma das maiores do Brasil. Sou de Sao Paulo e louco ora morar em floripa porque amo praia demais. Hoje sou investidor na bolsa de valores ( day trader) posso trabalhar onde quiser desde que tenha internet. Se alguem quiser dividir algo por la desde que nao seja fumante sou alérgico e nao curto drogas nem as mais leves.

    ResponderExcluir
  38. Bom, eu vim aqui para saber mais desse lugar. Eu moro em Luiz Alves, SC. Cidade bem pequena, n tem oportunidade, emprego tinha muito mas muita gente de fora veio pra cá e os jovens, cerca de 80% estão desempregados. .. eu ganhei uma bolsa de 100% na faculdade semipresencial, não é bem oq eu quero. Quero sair daqui sim. Um amigo meu vai morar em Florianópolis, me convidou .. só preciso arrumar emprego e fazer faculdade ali. Mas estou com medo .olha tudo oq disseram ...

    ResponderExcluir
  39. Acham que eu deveria arriscar ? Estou com medo

    ResponderExcluir
  40. Florianópolis ja foi uma cidade com muita oportunidade de emprego, hoje não é mais, e os salários são muito baixos para um custo de vida alto.

    ResponderExcluir
  41. Ah, eu tinha inúmeros planos de mudar pra Floripa!!! Sou de PVH (RO).
    Confesso que ainda, além da vontade, estou com medo. Pesquisei bastante, tava bem entusiasmada, infelizmente agora estou com um certo receio.

    ResponderExcluir
  42. Ha inda não vi uma cidade igual a Florianópolis, nos requisitos qualidade de vida. Eu amo floripa.

    ResponderExcluir
  43. Eu sou de Salvador, estou morando em BH,estou gostando,falta a praia infelizmente, sinto saudades dos amigos, mas já tenho amigos aqui, cidade interessante. Não moradia no Rio e nem em São Paulo ,toda cidade grande tem seus problemas, se tiver uma graninha dá para morar em Salvador e viver bem, sobre a Argentina tenho excelentes amigos lá.

    ResponderExcluir
  44. clara macário
    Morei aí em Floripa durante 27 anos, eu sei que tem problemas, mas isso não me importa, essa cidade é muito boa, realizei todos os meus sonhos nela! Pra mim Fpolis é minha fada madrinha. Pena que tive de vir pra Bom Retiro por um motivo de força maior, e agora nunca mais fui feliz, mas um dia quero voltar, se Deus quiser,

    16 de setembro de 2019

    ResponderExcluir
  45. parabéns pelo conteúdo vou viajar pra Floripa essa semana faz mais de 20 anos que fui a primeira vez e gostei vou repetir a dose!!!!

    ResponderExcluir